Alcateia, Zurc e Tok Investimentos – Por que evitar?

Há um ditado que diz: “Pessoas desesperadas tomam medidas igualmente desesperadas.”

Saber que ainda há pessoas que põe em risco o próprio dinheiro em um site qualquer me dá calafrios.

Faço uma analogia com seus filhos – você os deixaria sendo cuidado por algum estranho? Por que então fazer o mesmo com seu dinheiro, que embora menos importante que nossos filhos é, cada qual, essencial?

Bah!

Entenda de uma vez. Investir não é algo complicado como trocar uma fralda (eu acho), pelo contrário, aprender a investir, assim como andar de bicicleta, rola uns solavancos e tremedeiras no começo. Mas quando tem alguém segurando o selim, as quedas, os deslizes, a inibição são bem menores.

Saindo da metáfora boba, quero apenas dizer que com alguns poucos e bons livros ou cursos e claro, a prática, todos chegam lá.

Sem enrolar mais, assim como no artigo Investimentos HYIP: O esquema Ponzi revelado, questionamos, apresentamos algumas incoerências e alertamos sobre os riscos de aplicar dinheiro na Alcateia, Zurc e Tok Investimentos.

 

Alcateia, Zurc e Tok Investimentos

Alcateia, Zurc e Tok Investimentos

Vendo sites como Alcateia, Zurc e Tok Investimentos tenho a impressão que investimento virou algo como uma popular “feira do troca” – todos tem de tudo pra oferecer, mas nenhum deles sabe ao certo como funciona.

 

Tok Investimentos

Além de erros de português como “escessivos” e “resaltamos”, a primeira Big Fail desse site é dizer que é licenciada pela Vanuatu Financial Services Commission sob o nº 14901 – o que não é sequer verdade, pois no próprio site da VFSC esse registro é inexistente. Além disso, uma empresa brasileira precisa de um registro local para operar, neste caso, o da CVM.

Adicionalmente, a incoerência é evidente em suas próprias afirmações.

Na página inicial é dito: “Organizamos Fundos de Investimentos Coletivos nas Bolsas de Valores internacional com profissionais trading credenciados”. Quais são as credenciais? Alguém nessa empresa possui pelo menos uma certificação CNPI?

Já na página de FAQs, em “Aviso de risco”, eles afirmam que: “Caso necessite de aconselhamento sobre investimentos ou sobre os termos dos documentos apresentados nesta plataforma, deverá consultar um profissional adequado, tal como consultores de investimento, advogados e contadores para que o possível investidor tenha plena visualização dos riscos envolvidos.”

Ora, entre o membros de uma empresa de investimentos já deveria estar os “profissionais adequados” com obrigatoriedade que legitimem as operações. Afinal, quem tomaria, ou melhor, quem toma as decisões de alocação do capital no mercado mobiliário? A secretária? Acho que não.

Outro trecho do FAQ diz: “Qualquer investimento em empresas na etapa inicial implica riscos financeiros significativos…” Porém no Blog, em uma Nota de esclarecimento sobre a CVM é dito que: “A Tok Investimentos assegura a todos o seu funcionamento sem perdas e danos.”

Já se decidiram se há risco ou não? Neste caso, se realmente fosse assegurado a todos o seu funcionamento sem perdas e danos, seria desnecessário o “Aviso de risco”.

Por hora, finalizamos com o Ato declaratório da CVM proibindo as atividades da Tok Investimentos.

 

Grupo de Investimentos Alcateia

Outro site com a proposta de administrar o dinheiro do investidor é a Alcateia. Igualmente ao TOK, não possui autorização para distribuição de valores mobiliários – CVM Alerta sobre atuação irregular no mercado.

Eles prometem uma rentabilidade diária não inferior a 0.01% e a média segundo vários depoimentos de afiliados fica em torno de 8% ao mês.

O fato de estar operando desde 2015, segundo eles, é bom e ruim.

Bom por que as pessoas se sentem mais confiantes em participar e mais pessoas entrando capitaliza o negócio, que pode se sustentar por mais tempo quando se diminui a rentabilidade. O lado ruim é que quanto mais tempo uma Black Box está no ar, mais próxima de uma derrocada ela fica.

Quanto ao modus operandi, se não bastasse o próprio mercado de Forex (que dizem investir) ser arriscado, prometer um meta sobre algo que é subjetivo por natureza (mercado de renda variável) é amadorismo e má fé.

Além do mais a demonstração e comprovação, por meio das notas de corretagem ou operações, seria o mínimo de se esperar de uma empresa de gestão de fundos que preza pela transparência. Porém…

Consegue advinhar o que o lobo vai comer no jantar? Carneirinhos Seu dinheirinho.

 

Atualização 21/02/2018

Empresa que prometia ganhos de 1.000% ao ano fecha e 50 mil investidores ficam no prejuízo

 

Zurc Intermediação de Negócios

40% ao mês. É isso produção?

Sem mais.

CVM determina suspensão de atuações irregulares

 

Conclusão

Entre a Alcateia, Zurc e Tok Investimentos, talvez a Alcateia seja a com condições de durar mais tempo. Entretanto, tenha em mente que nós o alertamos!

Coloque sempre o bom senso à frente do olho gordo.

– Ahh, InvestidorNet, mas a empresa ta pagand…
–  Ta pagando por que tem besta entrando e ponto.

Não há nenhuma autarquia que LEGITIMIZE e AUDITE as operações dessas empresas. São, portanto, apenas Black Box.

Apesar da aparente boa intenção em operar com o dinheiro alheio dessas empresas, todas as fraudes financeiras sempre começaram bem intencionadas.

Lembre-se e aprenda com o exemplo de empresas como Priples, Telexfree e BBOM.

 

Gostou deste artigo? Insira seu email e receba gratuitamente nossas atualizações!